Frio intenso marca o amanhecer deste sábado no RS
- Magaiver Dias
- 4 de abr.
- 2 min de leitura
O Rio Grande do Sul terá um sábado de contrastes climáticos. O amanhecer será gelado em grande parte do território gaúcho, com chance de geada em regiões como a Serra do Sudeste, os Aparados da Serra e os Campos de Cima da Serra. Com o passar das horas, no entanto, os termômetros devem subir, proporcionando uma tarde de temperaturas amenas e agradáveis.
A presença de uma massa de ar frio que avança sobre o Sul do país provocou queda acentuada nas temperaturas já na sexta-feira, quando diversas cidades registraram marcas abaixo dos 10 °C. Segundo dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Livramento registrou 6,8 °C, Canguçu marcou 7,0 °C e Quaraí teve mínima de 7,4 °C nas primeiras horas do dia.
O sistema de ar frio chegou ao Estado com rajadas de vento intensas entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira. Estações do Inmet apontaram ventos de até 62 km/h em Porto Alegre, na zona sul da cidade, e de 61 km/h na Barra do Chuí.

Apesar do predomínio do sol neste sábado, nuvens devem cobrir o céu em várias localidades, sobretudo na Metade Leste. A circulação de umidade vinda do oceano pode formar nuvens do tipo cumulus, responsáveis por pancadas de chuva isoladas, especialmente no litoral e, eventualmente, em áreas próximas a Cachoeira do Sul. O mar apresenta condições de ressaca, representando risco para atividades marítimas.
As noites seguem frias no fim de semana, com as menores mínimas previstas para este sábado. No decorrer da tarde, o tempo permanece estável, com gradual elevação das temperaturas, embora não haja previsão de calor intenso. A próxima semana deve iniciar com o retorno da chuva e temperaturas amenas.
Comments