Edecon celebra 31 anos com modernização e ampliação de atuação
- Magaiver Dias
- 21 de mar.
- 1 min de leitura
O Escritório de Defesa do Consumidor (Edecon) de Cachoeira do Sul completa 31 anos neste sábado, 22/03, e passa por um processo de atualização legislativa que permitirá ampliar sua atuação. Com a reformulação, o órgão será transformado em Procon municipal, possibilitando a captação de recursos estaduais e federais, além de reforçar seu poder de fiscalização e autuação.
Em fevereiro, o prefeito Leandro Balardin esteve em Porto Alegre acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Bessow, e do coordenador do Edecon, Izak Streb, para buscar orientações junto ao Procon estadual sobre a reestruturação. Nesta sexta-feira, o diretor do Procon-RS, Rainer Grigolo, visitou Cachoeira do Sul para celebrar o aniversário do escritório, destacando que se trata de um dos mais antigos do estado.

Grigolo explicou que a revisão do regramento jurídico do Procon visa incluir o órgão municipal em um sistema integrado de defesa do consumidor, que contará com um fundo específico e um conselho regulador. Com essa mudança, as multas aplicadas poderão ser revertidas em ações educativas e iniciativas voltadas ao fortalecimento da política pública de proteção ao consumidor.
De acordo com Izak Streb, a nova legislação garantirá mais autonomia ao Edecon, permitindo maior alcance na fiscalização e aplicação de sanções. O prefeito Balardin reforçou a importância do órgão para a população: “O Edecon é essencial para assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados, promovendo relações mais justas e equilibradas entre empresas e cidadãos.”
Edecon - Horário de atendimento: 8h:30 às 12h e 13h30 às 17h.
Endereço: Rua 15 de Novembro, 334
Telefone/whats: 51 99465-4372
Comments