top of page

INSS inicia pagamento da folha de novembro nesta segunda-feira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira, 25/11, a liberação dos pagamentos referentes à folha de novembro. A medida contempla aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, seguindo um cronograma escalonado em dias úteis até o dia 6 de dezembro. A ordem de pagamento é definida pelo número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito após o traço.


Atendimento especial no Rio Grande do Sul

Moradores do Rio Grande do Sul continuam recebendo seus benefícios no primeiro dia do calendário enquanto vigorar o estado de calamidade pública decretado após as enchentes que atingiram a região em maio deste ano.


Quem recebe primeiro?

Beneficiários que recebem até um salário mínimo têm prioridade. Os pagamentos começam com os cartões terminados em 1, no dia 25 de novembro, e seguem até os de final 0, em 6 de dezembro.


Para aqueles que recebem acima do piso nacional, o calendário tem início no dia 2 de dezembro. Beneficiários com cartões terminados em 1 e 6 recebem nesta data, seguidos pelos finais 2 e 7 no dia 3; 3 e 8 no dia 4; 4 e 9 no dia 5; e, finalmente, os cartões com finais 5 e 0 no dia 6.


Em caso de feriados municipais, estaduais ou federais, o pagamento será efetuado no próximo dia útil.


Prazo para saque

Os segurados têm até o fim do mês seguinte ao crédito para realizar o saque dos valores. Caso o prazo seja excedido, o montante retorna aos cofres do INSS.


Impacto na economia

Mensalmente, o INSS realiza o pagamento de cerca de 40 milhões de benefícios assistenciais e previdenciários. Na folha de outubro, foram pagos 28.279.547 benefícios equivalentes a um salário mínimo e 12.365.818 acima do piso nacional.


13º salário

O abono anual será pago a beneficiários de auxílios por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadorias, pensões por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade implantados a partir de junho deste ano. Não têm direito ao 13º salário aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos acima de 65 anos, pessoas com deficiência de baixa renda e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.


Foto: Divulgação


Importante: O pagamento da folha de novembro movimenta a economia e traz alívio financeiro a milhões de segurados em todo o Brasil, especialmente diante das dificuldades enfrentadas por regiões afetadas por desastres naturais.

Comments


LOGO_MAGAIVER_NOME_1.png
bottom of page