Governo do Estado habilita Centro de Atendimento do TEAcolhe em Cachoeira do Sul
- Magaiver Dias
- 7 de mar.
- 2 min de leitura
O governador Eduardo Leite, acompanhado da secretária-adjunta da Saúde (SES), Ana Costa, oficializou, nesta quinta-feira (6/3), a habilitação de Cachoeira do Sul para sediar um Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do programa TEAcolhe. O programa estadual é voltado à assistência especializada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com essa iniciativa, o governo estadual destinará R$ 100 mil mensais ao município para viabilizar os atendimentos.
“A causa do autismo me emociona e me sensibiliza profundamente. Desde minha atuação como vereador em Pelotas, acompanho de perto essa realidade. O TEAcolhe tem um impacto transformador na vida das famílias, promovendo avanços significativos no desenvolvimento dos beneficiados. A expansão do programa para Cachoeira do Sul fortalece essa rede de acolhimento e cuidado”, destacou o governador.
O TEAcolhe conta atualmente com oito Centros Macrorregionais de Referência em TEA (CRMs) – seis já operacionais, um em fase de implantação e outro em contratação. Além disso, há 30 Centros Regionais de Referência em TEA (CRRs), dos quais 29 estão ativos e um em processo de contratação. O Estado também pactuou 53 CAS, sendo 49 em funcionamento, três em fase de implantação – incluindo o de Cachoeira do Sul – e um com contrato em andamento. Até o momento, foram investidos R$ 79,57 milhões no programa.

O CAS de Cachoeira do Sul será instalado na Apae do município, instituição que teve sua proposta técnica aprovada pela SES. A unidade atenderá moradores de 12 cidades da região e funcionará por meio do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon), responsável por regular o acesso dos pacientes aos serviços especializados. A meta é realizar 1.200 atendimentos mensais, contemplando 150 novos usuários a cada mês.
Atualmente, aproximadamente 80 moradores de Cachoeira do Sul recebem atendimento do programa TEAcolhe no CAS de Caçapava do Sul. Com a nova unidade, o acesso aos serviços será facilitado para a população local e regional, fortalecendo a rede de apoio às pessoas com TEA e suas famílias.
תגובות