Serviço para contestar descontos indevidos já está disponível no Meu INSS e pelo telefone 135
- Magaiver Dias
- 14 de mai.
- 1 min de leitura
Os beneficiários do INSS que identificarem descontos associativos em seus proventos agora podem verificar a autorização dessas cobranças e, se necessário, registrar uma contestação de forma prática. A funcionalidade está disponível no aplicativo e site Meu INSS, além da Central de Atendimento 135.
Ao acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, o cidadão visualiza o nome da entidade responsável pela cobrança e pode confirmar se autorizou ou não o débito. Caso a resposta seja negativa, o sistema registra automaticamente a contestação e informa que a entidade tem até 15 dias úteis para apresentar uma justificativa ou suspender o desconto.

O acompanhamento da solicitação pode ser feito pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss ou telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para evitar esperas, a recomendação é ligar após às 16h ou aos sábados.
Atenção a tentativas de golpe
O INSS alerta que não entra em contato com segurados por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens como WhatsApp para tratar sobre descontos, reembolsos ou confirmações de dados. Toda comunicação oficial é feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Cidadãos devem evitar clicar em links suspeitos e jamais fornecer informações pessoais por meios não verificados. Em caso de dúvidas, o canal seguro é o 135.
Para garantir informações seguras, consulte sempre os canais oficiais do INSS e do Governo Federal, incluindo redes sociais verificadas e o portal gov.br/inss.
Comments