Frio ganha força no Sul e derruba temperaturas durante as madrugadas no RS
- Magaiver Dias
- 11 de mai.
- 2 min de leitura
A semana começou com clima típico de outono no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco e frio, impulsionada por um sistema de alta pressão atmosférica de 1.028 hPa, avançou sobre o Estado no último sábado (10), trazendo consigo uma sequência de madrugadas geladas que se estenderá pelos próximos dias.
Embora não seja uma frente fria de forte intensidade, a incursão atual é suficiente para derrubar as temperaturas, principalmente durante as noites e nas primeiras horas da manhã. Diferente das massas continentais que avançam pelo interior da América do Sul, esta tem trajetória marítima, o que suaviza seu impacto, mas mantém o ar seco e a atmosfera estável.

O centro do sistema de alta pressão ficará posicionado sobre o Atlântico, a leste do Uruguai e da região Sul do Brasil. Essa configuração impede a formação de nuvens e colabora para o rápido resfriamento noturno. Os efeitos serão mais acentuados entre este domingo e terça-feira, com as menores temperaturas da semana previstas para este intervalo.
Nos Campos de Cima da Serra, região de maior altitude do RS, os termômetros devem registrar entre 1ºC e 3ºC, com possibilidade de geada. Já no Planalto Sul de Santa Catarina, as marcas podem alcançar 0ºC ou até valores negativos, o que também favorece a formação de geada.
Em grande parte do território gaúcho e no interior gaúcho, as temperaturas mínimas ficarão abaixo dos 10ºC, embora sem previsão de frio extremo. Em Cachoeira do Sul, as mínimas devem variar entre 12ºC e 16ºC na maior parte dos bairros. Em áreas mais ao sul e leste do município, os termômetros podem cair até a casa dos 10ºC.
Apesar do frio, os próximos dias não devem registrar extremos climáticos. A previsão aponta para tempo firme e seco, sem grandes variações ou eventos meteorológicos intensos. A orientação é para que a população esteja atenta às mudanças bruscas de temperatura, sobretudo nas primeiras horas do dia.
Comments