Estado homologa emergência em Cachoeira do Sul por surto de dengue
- Magaiver Dias
- 14 de mai.
- 1 min de leitura
O Governo do Rio Grande do Sul oficializou, nesta terça-feira (13), a homologação da situação de emergência em saúde pública em Cachoeira do Sul, em decorrência do agravamento do surto de dengue. A decisão estadual se baseia no Decreto Municipal nº 49, de 4 de abril de 2025, emitido pelo prefeito Leandro Balardin, e está registrada sob o processo administrativo nº 25/0804-0000852-6.
Segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), o surto foi categorizado como desastre biológico por doenças infecciosas virais, afetando todo o município. A homologação estadual reconhece oficialmente a gravidade do cenário e busca agilizar ações emergenciais para o controle da doença.
A declaração de emergência foi motivada pela crescente nos casos confirmados e suspeitos de dengue. O município já contabiliza 1.873 notificações, das quais 438 foram confirmadas, 2 são inconclusivas, 1.122 seguem em análise, 311 foram descartadas e 397 são autóctones – ou seja, transmitidas dentro da própria cidade. Dois óbitos em decorrência da doença foram registrados.

Com a medida, Cachoeira do Sul passa a contar com mecanismos legais para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, incluindo a dispensa de licitações para aquisição de insumos, contratação emergencial de profissionais da saúde e acesso facilitado a recursos estaduais e federais.
A ação foi deliberada em reunião do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses, que também instituiu formalmente o Comitê de Operações Especiais (COE), já em atividade desde março. O reforço estadual amplia a capacidade de resposta das autoridades locais diante da crise sanitária e fortalece a coordenação entre os diferentes níveis de governo.
コメント