Ciclone extratropical intensifica instabilidade e traz risco de temporais no RS
- Magaiver Dias
- 27 de mar.
- 1 min de leitura
O aprofundamento da pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul resultará na formação de um ciclone extratropical a sudeste do Estado até o final da sexta-feira, 29/03. Como reflexo desse fenômeno, a quinta-feira, 28/03, será marcada por forte instabilidade, com previsão de chuvas expressivas e risco de temporais em várias regiões.
A instabilidade começará já na madrugada na Fronteira Oeste, onde há previsão de pancadas de chuva e tempestades isoladas. No decorrer do dia, a chuva se espalhará pelo território gaúcho, atingindo a Grande Porto Alegre e a divisa com Santa Catarina entre a tarde e a noite. Há potencial para rajadas de vento intensas, descargas elétricas e queda de granizo, especialmente na Metade Oeste, onde os acumulados de precipitação podem variar entre 50 e 100 mm.
Com a intensificação da instabilidade, células de tempestade poderão se formar, aumentando o risco de temporais severos. O ciclone extratropical deve se consolidar no Oceano Atlântico entre o fim da sexta-feira e a madrugada de sábado (30), com uma pressão atmosférica central estimada em 995 hPa. Apesar disso, o fenômeno se afastará rapidamente em direção ao alto mar, favorecendo o retorno do tempo firme e do sol já no sábado.

Enquanto o sistema ainda estiver ativo sobre o Estado, o avanço das áreas de instabilidade poderá organizar-se em formato de linha, elevando o risco de ventos fortes e precipitações intensas. A chuva será irregular, mas em algumas localidades poderá cair de forma torrencial, provocando alagamentos em áreas urbanas.
Diante do cenário, autoridades meteorológicas recomendam atenção redobrada, especialmente para regiões vulneráveis a alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Comments