top of page

AGRO M+: Inverno seco deve anteceder volta do La Niña

Depois de um outono que jamais será esquecido pelo gaúchos, com um volume de chuvas maior que o do ano inteiro esperado para o Rio Grande do Sul, o Estado iniciou, na última quinta-feira, dia 20, o inverno de 2024. A estação, de acordo com o meteorologista da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Flávio Varone, terá temperaturas e precipitações abaixo da média.


“Ou seja, diminuição da chuva e dias mais frios”, explica Varone.

Varone ressalta que nos meses de julho, agosto e setembro os gaúchos verão o encerramento fenômeno El Ninõ. Até a metade da estação, o Estado viverá um período de neutralidade climática, o que será determinante para a ocorrência de chuvas regulares e próximas da normalidade no mês de julho.


“As projeções dos modelos de clima indicam o retorno do fenômeno La Niña entre os meses de agosto e setembro”, ressalta Varone.

O La Niña se caracteriza por períodos maiores sem chuva e costuma marcar os anos em que o Rio Grande do Sul sofre com estiagens, podendo variar em intensidade.


Foto: Divulgação


O meteorologista antecipa que a parte final do inverno, nos meses de agosto e setembro, deverá apresentar a redução das precipitações e trazer de volta volumes de chuva abaixo da média.


“O prognóstico das temperaturas médias destaca que o trimestre deverá apresentar valores inferiores à média durante todo trimestre, e essa condição proporcionará ondas de frio mais intensas e poderá ocasionar eventos de geadas mais frequentes”, completa.

Fonte: Correio do Povo

Comments


LOGO_MAGAIVER_NOME_1.png
bottom of page