13 de Maio: marco legal do fim da escravidão é lembrado com crítica e reflexão no Brasil
- Magaiver Dias
- 13 de mai.
- 1 min de leitura
Nesta segunda-feira, 13 de maio, o Brasil relembra os 136 anos da abolição formal da escravidão, oficializada com a assinatura da Lei Áurea em 1888 pela princesa Isabel. Embora a medida tenha encerrado juridicamente mais de três séculos de escravidão no país, especialistas e ativistas apontam que a emancipação legal não foi acompanhada de políticas de reparação ou inclusão social para os mais de 700 mil negros libertos na época.
Sem acesso à terra, moradia ou educação, os ex-escravizados foram lançados à marginalização, perpetuando um ciclo de desigualdade que atravessa gerações. Por isso, muitas lideranças do movimento negro consideram o 13 de maio mais como um momento de crítica e conscientização do que de celebração.
Para essas vozes, o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra — que homenageia Zumbi dos Palmares e simboliza a luta e resistência do povo negro — representa com mais legitimidade a trajetória de combate à opressão e à exclusão.
A data de 13 de maio, portanto, segue sendo um ponto de partida para refletir sobre os impactos do racismo estrutural, cobrar reparações históricas e fortalecer a luta por equidade racial no Brasil contemporâneo.

コメント